pergunta-respostas-img

Perguntas e Respostas sobre o retomada das aulas remota

Fizemos um levantamento com as principais dúvidas relativas ao retorno remoto das aulas.

1. Por ter engessado no começo de 2020, tenho que fazer acréscimo do mesmo jeito ou não?
    As aulas foram apenas suspensas e todo discente está matriculado nas mesmas disciplinas quando da suspensão do calendário acadêmico (a menos que tenha solicitado cancelamento). Honestamente, sugiro não fazer mais disciplinas além daquelas do ingresso.
  2. As aulas serão gravadas ou somente ao vivo?
    Cada docente vai estabelecer a sua dinâmica que deverá constar no plano de ensino. A resolução da UFG permite tanto atividades síncronas quanto assíncronas.
  3. Como serão as avaliações? Cada professor terá um método?
    Sim. Mesmo com o curso operando de forma presencial, o docente tem autonomia para escolher as formas de avaliação.
  4. Qual plataforma será usada?
    A UFG permite o uso de ferramentas institucionais como plataforma de ensino remoto: SIGAA, GSuite e Moodle IPÊ.
  5. Quem está no primeiro semestre precisa fazer matricula online nas disciplinas??
    As aulas foram apenas suspensas e todo discente continuou matriculado nas mesmas disciplinas quando da suspensão do calendário acadêmico. O estudante pode certificar isso em consulta no SIGAA. Em caso de problemas, entre em contato com a coordenação de curso.
  6. Os horários permanecem os mesmos de antes da pandemia?
    Sim. Atividades síncronas seguem o horário da disciplina. Porém, estando todos de acordo, horários alternativos podem ser usados.
  7. Como ficam disciplinas de CH prática como Desenho Técnico?
  8. Aulas de laboratório para os formandos, vão acontecer?
    Até o momento, não existe tratamento especial para formandos nesse aspecto. O NDE de cada curso da EMC definiu quais discipĺinas práticas podem ser substituídas por atividades remotas.
  9. Quais as novas datas para prováveis formandos?
    Até o momento, o calendário não foi totalmente definido e aprovado no CONSUNI. É preciso aguardar.
  10. Alguma chance de retorno presencial neste semestre?
    Sim. Mas depende da situação da crise sanitária até o final do semestre.
  11. Dá pra acompanhar as aulas pelo celular?
    Provavelmente não. Mas isso depende principalmente dos requisitos da disciplina (software que roda em Windows, por exemplo).
  12. Como será a comunicação com os professores?
    O docente pode usar qualquer meio (videoconferência, email, chat e etc) disponível nas ferramentas institucionais: SIGAA, GSuite e Moodle IPÊ.
  13. Ainda posso solicitar quebra de pré requisito?
    Não.
  14. Como usar o Moodle Ipê? Acesse o site com as informações sobre a plataforma https://ufgemcasa.ufg.br/p/33203-plataforma-moodle-estudante

Tem mais alguma dúvida? Encaminhe um e-mail para comunicacao.emc@ufg.br vamos estar verificando para poder retornar e adicionar a nossa página, que pode auxiliar outros alunos com a mesma dúvida.

• Fique por dentro das normativas da graduação durante o ensino remoto emergencial - DGT(Diretoria de Gestão Técnica) E PROGRAD -  PDF