Exposição de Arte Contemporânea: Repense! Invente! Faça a Diferença! Gênese

Ao longo dos anos, Getúlio Júnior visitou várias regiões do Brasil e algumas partes do mundo. Como Fotógrafo, ele documentou muita coisa. Mal sabia que o Banco de Dados de fotografias, bem como os inúmeros fotolivros produzidos e as “memórias afetivas” de cada região visitada, influenciariam a criação de cinco Coleções de obras de Arte Contemporânea anos à frente, presentes nessa Exposição: (1) Grapes series ou Coleção Uvas, uma referência à região Sul do Brasil; (2) Cajuzinho-do-Cerrado series ou Coleção Cajuzinho-do-Cerrado, uma referência à região Centro-Oeste do Brasil; (3) Orange series ou Coleção Laranja, uma referência à região Sudeste do Brasil; (4) Pineapple series ou Coleção Abacaxi, uma referência à região Nordeste do Brasil; e (5) Açaí series ou Coleção Açaí, uma referência à região Norte do Brasil.

Ao todo, são 28 (vinte e oito) obras de Arte Contemporânea no formato 312 mm x 411 mm, orientação retrato, confeccionadas em papel alcalino branco, gramatura 180 (cento e oitenta) gramas por metro quadrado, com produção das peças em uma impressora 3D e filamento ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno) na cor branca, pintura das peças com tinta esmalte à base de água nas cores vermelho morango, amarelo bico-de-tucano, azul beija-flor e preto, colagem das peças impressas pintadas utilizando cola branca, e escolha de moldura no formato 410 mm x 540 mm na cor natural da madeira, compatível com a cor marfim acetinado.

O Método para criação das obras de Arte Contemporânea é apresentado na Exposição. Além disso, uma ilustração do Artista devidamente emoldurada presente na Exposição será doada. Para tanto, é preciso que o visitante ou participante seja o primeiro a acertar a resposta do desafio lançado por Getúlio Júnior no Movimento Arte para Inovação (do inglês: Art for Innovation), por meio da Rede Social Twitter: gdeusjr.

A Curadoria da Exposição é de Samuel de Jesus, Coordenador de Programação de Artes Visuais do Centro Cultural UFG (CCUFG).

Para Donis A. Dondis (1924 – 1984) é preciso compreender os Princípios do Alfabetismo Visual. De fato, ela ressalta que é preciso compreender “a importância dos elementos individuais, como a cor, o tom, a linha, a textura e a proporção; o poder expressivo das técnicas individuais, como a ousadia, a simetria, a reiteração e a ênfase; e o contexto dos meios, que atua como cenário visual para as decisões relativas ao design, como a Pintura, a Fotografia, a Arquitetura, a Televisão e as Artes Gráficas.”. Ela perguntou: “Quantos de nós veem?”. O verbo “ver” no sentido de “perceber, compreender, contemplar, observar, descobrir, reconhecer, visualizar, examinar, ler, olhar”.

Getúlio Júnior convida o visitante da Exposição de Arte Contemporânea: Repense! Invente! Faça a Diferença! Gênese a cultivar verbos que vão muito mais além dessa lista, a saber:

Verbos para a página Exposição de Arte Contemporânea: Repense! Invente! Faça a Diferença! A Origem.

Acompanhe as atividades da Exposição de Arte Contemporânea: Repense! Invente! Faça a Diferença! Gênese pelo Twitter. Siga o Artista: gdeusjr.

De 17 de Maio de 2018 a 14 de Junho de 2018

Segunda-feira à Sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h