MBA em Design Thinking e Inovação

Modalidade Ensino a Distância (EaD)

banner-site-mbadti-ead-emc-ufg

PROCESSO SELETIVO

 

O período de inscrições para o Processo Seletivo do MBA em Design Thinking e Inovação – EaD é de 5 a 23 de novembro de 2021.

 

Participação será ZERO presencial.

Aprendizagem 100% baseada em problemas e projetos.

Inscrições ZERO presenciais!

O valor da inscrição é ZERO.

Matrícula ZERO presencial!

Valor de R$ 199,00.

Aulas ZERO presenciais, com início em 31/1/2022!

MBA com duração de 18 meses.

Mensalidade de R$ 199,00.

 Faça a sua inscrição:

 

Edital 01/2021: Processo Seletivo MBA em Design Thinking e Inovação – EaD

Anexo I: Calendário

Anexo II: Formulário de Matrícula do Curso

Anexo III: Termo de Responsabilidade de Acesso às Aulas por Meio do Ensino a Distância do Curso

Anexo IV: Termo de Responsabilidade de Compartilhamento dos Conteúdos do Curso Relatórios de Sínteses, Relatórios de Projetos e Outras Produções do Curso

Anexo V: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) do Curso

Anexo VI: Termo Adesão às Políticas de Uso de Dados e Privacidade do Curso

Seja o primeiro a receber o Edital do Processo Seletivo:  clique aqui

Anexo VII: Termo de Compromisso do Curso

Anexo VIII: Cronograma do Processo Seletivo Nº 001/2021 do Curso

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

 

SOBRE O CURSO

 

O MBA em Design Thinking e Inovação – Modalidade Ensino a Distância (EaD) tem como público alvo, profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento, e que tenham interesse em alavancar sua carreira por meio de capacitação e/ou de aperfeiçoamento na área de Design Thinking e inovação. O MBA em Design Thinking e Inovação - EaD utiliza as metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj).

 

O MBA em Design Thinking e Inovação - EaD tem como objetivos principais:

 

a) Oferta do MBA 100% online, com destaque para atividades assíncronas, pré-programadas, de tal forma em que o estudante possa realizá-las no seu próprio passo, não sendo necessário que os estudantes e os professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam realizadas. Por outro lado, a oferta de quatro encontros síncronos em cada módulo em datas pré-estabelecidas, tem o intuito de ajudar os estudantes do MBA, sendo que a participação dos estudantes é obrigatória na aula magna e no último encontro de cada módulo.

 

b) Oferta do MBA no formato de 6 (seis) eixos temáticos, ao invés de disciplinas isoladas: (a) Eixo Projeto; (b) Eixo Comum: Design Thinking; (c) Eixo 1: Design Thinking e Humanidades; e Design Thinking e Tecnologia; (d) Eixo 2: Design Thinking e Gerenciamento de Projetos; e Design Thinking e Logística; (e) Eixo 3: Design Thinking e Finanças; e Design Thinking e Propriedade Intelectual; e (f) Eixo Formação de Professores.

 

c) Oferta de 334 (trezentas e trinta e quatro) vagas para a primeira turma do MBA em Design Thinking e Inovação - EaD, sendo que 34 (trinta e quatro) vagas são ofertadas para os servidores da UFG.

 

d) Carga horária ofertada diversificada em nove módulos, sendo que a carga horária mínima exigida para a conclusão do MBA pelo estudante é de 360 (trezentos e sessenta horas), distribuídas da seguinte forma: 60 (sessenta) horas, obrigatoriamente pertencentes ao Eixo Comum: Design Thinking; 300 (trezentas) horas computadas por módulos distribuídos nos demais Eixos; e 32 (trinta e duas) horas referentes à aprovação pela Banca de Defesa de Projeto no Eixo Projeto. Apesar desta escolha, os(as) estudantes são incentivados concluir todos os módulos, incluindo os dois módulos do Eixo de Formação de Professores, um diferencial na formação na carreira para o exercício da docência e liderança no treinamento de equipes e clientes nas empresas.

 

e) Orientação de quíntuplas dos estudantes por um professor orientador do MBA em Design Thinking e Inovação - EaD, de forma assíncrona ao longo do Curso, utilizando a metodologia ativa de APBj, com o objetivo de elaboração de um capítulo de livro no Eixo Projeto.

 

f) Confecção e publicação de livros eletrônicos com os roteiros de ABP e de ABPj para cada módulo do MBA em Design Thinking e Inovação - EaD.

 

g) Publicação de livro eletrônico com os capítulos de livro dos estudantes aprovados pelas bancas, após defesa e finalização de uma determinada turma.

 

PDF-ICONE

Folder do MBA em Design Thinking e Inovação – EaD

 

PDF-ICONE

Catálogo do MBA em Design Thinking e Inovação – EaD

 

METODOLOGIAS ATIVAS

 

O MBA utiliza as metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj), sendo que os problemas e os projetos estão relacionados com as áreas das Humanidades, Gerenciamento de Projetos, Finanças, Tecnologia, Propriedade Intelectual, Logística e Formação de Professores.

 

A ABP é uma metodologia ativa onde o enfrentamento de situações reais requerem operações do pensamento reflexivo, crítico, criativo e inovador, para busca de soluções de problemas.

 

A ABPj é uma metodologia ativa que possui uma abordagem educacional concebida como modelo de produção, com ênfase na prática, em contextos profissionais reais, apresentando um currículo organizado com base na proposição de tarefas, com foco no produto. Como resultado do processo, é desejado que os(as) estudantes criem novos materiais, artefatos e sistemas para um mundo de mudanças com grandes tarefas que levam a soluções inovadoras a questões desconhecidas. O processo é realizado com a busca de informações em consonância com o desenvolvimento de um projeto, identificação ou “criação” de teorias, e gerenciamento de recursos.

 

 CURRÍCULO

 A concepção do currículo do MBA em Design Thinking e Inovação - EaD é baseada em cinco eixos temáticos.

 

figura-2-mbadti-ead-emc-ufg

Concepção do currículo do MBA em Design Thinking e Inovação – EaD

 

ORGANOGRAMA

 

Os estudantes contarão com uma equipe composta por Coordenador de Curso, Secretário de Curso, Professores Supervisores de Módulos, Professores e Tutores(as). Toda a equipe deverá trabalhar de forma unida e integrada com foco no estudante.

 

figura-3-mbadti-ead-emc-ufg

Organograma do MBA em Design Thinking e Inovação – EaD

 

PÚBLICO-ALVO

 

O MBA em Design Thinking e Inovação - EaD tem como público alvo, profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento e que tenham interesse em alavancar sua carreira por meio de capacitação e/ou de aperfeiçoamento na área de Design Thinking e inovação.

 

CARGA-HORÁRIA TOTAL

 

A Carga Horária do MBA em Design Thinking e Inovação - EaD é de 360 horas (mínimo) e 480 horas (máximo), não incluindo as 32 horas alocadas para o desenvolvimento do projeto. Portanto, a Carga Horária Total no MBA é de 392 (trezentos e noventa e duas) horas (mínimo), podendo chegar a 512 (quinhentos e doze) horas (máximo).

 

MODALIDADE

 

A modalidade do MBA em Design Thinking e Inovação - EaD é o Ensino a Distância (EaD), com atividades assíncronas e encontros virtuais síncronos.

 

CALENDÁRIO

O MBA em Design Thinking e Inovação - EaD é 100% online, com atividades síncronas e assíncronas. Os encontros síncronos ocorrerão no período noturno da sexta-feira, e nos períodos matutino e vespertino dos sábados.

 

A primeira turma do MBA em Design Thinking e Inovação - EaD será ofertada no período de 31 de janeiro de 2022 a 31 de julho de 2023 (18 meses), podendo ser prorrogado para até 30 de janeiro de 2024.

A segunda turma do MBA em Design Thinking e Inovação - EaD será ofertada no período de 30 de janeiro de 2023 a 31 de julho de 2024 (18 meses), podendo ser prorrogado para até 30 de janeiro de 2025.

 

PDF-ICONE

Calendário do MBA em Design Thinking e Inovação – EaD

 

NÚMERO DE VAGAS

 

O número total de vagas ofertadas para a primeira turma do MBA em Design Thinking e Inovação - EaD é de 334 (trezentas e trinta e quatro) vagas, sendo que o número de vagas ofertadas para os servidores da UFG é de 34 (trinta e quatro) vagas, considerando a reserva mínima de 10% do total de vagas.

 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação dos estudantes do MBA em Design Thinking e Inovação - EaD é contínua e diferenciada, com avaliação quantitativa (ou somativa) das atividades realizadas semanalmente realizada pelos(as) Tutor (as), e avaliação qualitativa dos produtos entregues no final do módulo pelos Professores do Módulo.

 

figura-4-mbadti-ead-emc-ufg

Sistema de Avaliação continuada e diferenciada do MBA em Design Thinking e Inovação – EaD

 

PROFESSORES

 

Prof. Dr. Carlos Galvão Pinheiro Júnior Currículo Lattes
Prof. Dr. Diogo Appel Colvero Currículo Lattes
Prof. Dr. Getúlio Antero de Deus Júnior Currículo Lattes
Prof. Dr. Leonardo Guerra de Rezende Guedes Currículo Lattes
Prof. Dr. Marcelo Stehling de Castro Currículo Lattes
Prof. Dr. Marcos Lemos Afonso Currículo Lattes
Prof. Dr. Rodrigo Pinto Lemos Currículo Lattes
Prof. Dr. Sérgio Granato de Araújo Currículo Lattes

 

INVESTIMENTO

 

O investimento feito pelo estudante do MBA em Design Thinking e Inovação - EaD é de R$ 3.781,00 (três mil, setecentos e oitenta e um Reais), dividido em dezoito (18) parcelas iguais de R$ 199,00 (cento e noventa e nove Reais), e mais a taxa de matrícula de igual valor.

ADMINISTRAÇÃO

 

Coordenador:  Prof. Dr. Rodrigo Pinto Lemos

Secretário: Huesdra Nogueira de Campos

E-mail: mbadti.emc@ufg.br

Telefone: +55 62 3209-6071

 

GESTÃO DO MBA

 

Os Cursos de Especialização Lato Sensu da UFG são regulamentos pela Resolução CEPEC 1630/2019.

Sobre a cobrança de taxas, leia o capítulo VI da Resolução CEPEC 1630/2019

 

© 2021-2023 mbadti-EMC-UFG. Todos os direitos reservados.