Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável

Projeto de educação e conscientização ambiental

O projeto de educação e conscientização ambiental Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável teve como principal objetivo a realização de troca de saberes entre os participantes do projeto e a Sociedade. A partir da realização de ações previstas no projeto, tais como a publicação do filme ambiental A Troca (The Barter) no Youtube, a publicação do livro A Pequena Telefonista pela Editora Giostri, a produção de vídeos para divulgação do projeto e dos eventos nas redes sociais e outros meios, cinco eventos online foram realizados para a ocorrência da troca de saberes. Os resultados do projeto estão sendo documentados por meio de um livro eletrônico (e-book), a partir do envolvimento de todos os atores envolvidos.

Mas qual a relevância socioambiental da iniciativa? Em especial, porque ações do referido projeto de educação e conscientização ambiental estão alinhadas com o Guia sobre desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), como princípio desde a sua concepção.

Note que o quarto objetivo de desenvolvimento sustentável destaca-se por (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2019): “GARANTIR O ACESSO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DE QUALIDADE E EQUITATIVA, E PROMOVER OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA PARA TODOS”.

Neste objetivo, destaca-se: “Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, através da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e de não violência, cidadania global, valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável”.

Portanto, essa meta dialoga com os demais objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Neste contexto, foi proposto o projeto de educação e conscientização ambiental Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável, cadastrado no SIGAA-Extensão como um projeto de extensão na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo o Ministério da Educação, o Programa Conexões de Saberes foi concebido para que os jovens universitários de origem popular tivessem a possibilidade de adquirir e produzir conhecimentos científicos e, a partir disso, intervir em seu território de origem. Além disso, o programa ainda possibilitava o monitoramento e a avaliação, pelos próprios discentes, do impacto das políticas públicas desenvolvidas em espaços populares. Os participantes do programa recebiam apoio financeiro e metodológico. Assim, foi possível estimular maior articulação entre as instituições universitárias e as comunidades populares, com a devida troca de saberes, experiências e demandas (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2022a).

Em 2010, o Programa Conexões de Saberes foi incorporado pelo Programa de Educação Tutorial (PET), constituindo o Programa PET Conexões de Saberes com o seguinte objetivo (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2022b): “Desenvolver ações inovadoras que ampliem a troca de saberes entre as comunidades populares e a Universidade, valorizando o protagonismo dos estudantes universitários beneficiários das ações afirmativas no âmbito das Universidades públicas brasileiras, contribuindo para a inclusão social de jovens oriundos das comunidades do campo, quilombola, indígena e em situação de vulnerabilidade social”.

Neste sentido, é importante ressaltar a metodologia de Conexões de Saberes pode ser usada com o objetivo para que ocorra troca de saberes. Assim, o projeto de educação e conscientização ambiental Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável fez uso da metodologia conexões de saberes e questões sobre o desenvolvimento sustentável para realizar troca de saberes.

O projeto contou com a com a participação de 12 (doze) docentes da Universidade Federal de Goiás (UFG), 1 (um) docente do Instituto Federal de Goiás (IFG), 1 (um) docente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Seção Cidade de Goiás (Senac-GO), 1 (um) docente do Hospital das Clínicas (HC) da UFG, 5 (cinco) técnicos(as) da UFG, 1 (uma) consultora do projeto Educação Digital do Instituto de Informática (INF) da UFG, e 4 (quatro) discentes dos Cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Computação da EMC/UFG.

A promoção de caminhos para uma Sociedade sustentável foi realizada por meio das seguintes ações efetivas do referido projeto de educação e conscientização ambiental:

  1. Publicação do filme ambiental A Troca (The Barter) no YouTube, ampliando substancialmente seu público-alvo original;
  2. Publicação do livro impresso A Pequena Telefonista pela Editora Giostri (São Paulo);
  3. Realização de cinco eventos online para troca de saberes;
  4. Realização da Exposição interativa: A pequena telefonista e as radiações não-ionizantes;
  5. Publicação de um livro eletrônico (e-book) para documentar os conhecimentos gerados por meio de troca de saberes.

 

1. Filme ambiental A Troca (The Barter)

O filme ambiental A Troca (The Barter) é uma produção original da Liga de Inventores da UFG, vinculada ao Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes) da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) (DEUS JÚNIOR, 2022).

O roteiro do filme ambiental A Troca (The Barter) é de autoria do professor Getúlio Antero de Deus Júnior e Radarani Santos de Oliveira. A pré-estreia do filme ambiental A Troca ocorreu em dois eventos, de forma presencial (DEUS JÚNIOR, 2022):

  1. International Conference on Alive Enginnering Education, realizado no período de 23 a 28 de junho de 2019 no Hôtel Beacour em Strasbourg, Alsácia, França; e
  2. VI Encontro de Propriedade Intelectual e Inovação, realizado no dia 5 de dezembro de 2019 no Cine UFG em Goiânia, Goiás, Brasil.

A estreia do filme ambiental A Troca (The Barter) para o grande público, ocorreu às 10 horas do dia 20 de fevereiro de 2022 no YouTube.

O filme também foi apresentado como parte da programação do Encontro Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável [Celular] (Série de Encontros Online 2022), realizado no dia 24 de fevereiro de 2022, das 14h às 17h.

A Tabela 1 apresenta a ficha técnica do filme ambiental A Troca (The Barter).

Filme ambiental A Troca (The Barter)

 

Tabela 1. Ficha técnica do filme ambiental A Troca (The Barter).

 

Som:

Estéreo

Janela:

1,78 (16:9)

Resolução:

1920 x 1080 pixels (Full HD) e

3840 × 2160 pixels (4K)

Formato do disco:

Blu-Ray Recordable (BD-R)

Formato dos arquivos:

mp4

Tempo:

25 minutos

Sinopse:

A comunicação eletrônica instantânea e o transporte rápido de massa permitem que acontecimentos distantes afetem os destinos locais, o que resulta em uma interdependência acelerada e um mundo em processo de encolhimento. Isso provoca mudanças estruturais nas interações e na organização social. As interações do filme envolvem um palhaço, um mascate e uma moça. O palhaço é um ser descrente da vida e cheio de saudade, de um tempo, de uma pessoa, de uma vida, de uma brincadeira, e que se vinga da saudade nas suas viagens e músicas que ouve em um rádio, perdido no meio da globalização e na individualidade que a vida moderna exige. Ele é forçado pelo mascate para fazer parte do mundo da Tecnologia, trocando seu rádio que traz saudade, por um celular que o permita se comunicar com rapidez. Entretanto, na troca ele descobre que não faz bem à saúde e nem para as relações de convivência humana. Por fim, o mascate saudosista e por isso, colecionador, tenta adquirir tudo o que é antigo. Ele acredita que tudo pode conseguir, por meio de dinheiro, troca ou qualquer outro meio. Desolado, resta uma última troca a ser feita com uma moça doce e ingênua, que acabou de chegar à cidade grande.

Diretor e Produtor:

Getúlio Antero de Deus Júnior

Roteiro:

Getúlio Antero de Deus Júnior e Radarani Santos Oliveira

Atores principais (em ordem alfabética):

Bruno Lúcio Mendes Fontes (palhaço viajante), Dinys Salvador Ferreira Montalvão (mascate) e Isabela de Magalhães Barcelos Costa (moça ingênua)

Coordenador de Logística:

Marcos Lemos Afonso

 

 

2. Livro A pequena telefonista (Giostri Editora)

O livro impresso A pequena telefonista foi publicado no dia 26 de março de 2022 pela Editora Giostri (São Paulo). O autor do livro disponibilizou 80 (oitenta) exemplares para doação da obra, com um objetivo nobre para sensibilização das pessoas aos problemas retratados no livro por meio da literatura.

Assim, foi enviado um total de 21 (vinte e um) exemplares para bibliotecas em Goiás, São Paulo e o Distrito Federal. Portanto, 59 (cinquenta e nove) exemplares foram destinados para pessoas físicas.

A história do livro impresso A pequena telefonista narra o encontro do protagonista com a pequena telefonista, ex-moradora do Condado Kleper-159.459.507.291. Em um mundo marcado pela forte presença da tecnologia, ambos interagem sobre assuntos diversos, como arte, negócios, filosofia, ciência, saúde e meio ambiente, gerando reflexões numa jornada épica e futurista.

Portanto, a publicação do livro impresso A pequena telefonista é muito impactante, uma vez que os temas transversais abordados por meio da literatura (leia-se: licença poética) dialogam com as ações do referido projeto de educação e conscientização.

A Tabela 2 apresenta a ficha técnica do livro impresso A pequena telefonista. Note que a edição do livro contou com uma série de oito ilustrações elaboradas pelo autor do livro.

Tabela 2. Ficha técnica do livro impresso A pequena telefonista.

 

Autor:

Getúlio Antero de Deus Júnior

Editora:

Giostri Editora Ltda.

Cidade da Editora:

São Paulo

Ano:

2022

Sinopse:

A Pequena Telefonista interage com um engenheiro e artista autodidata nada convencional. Apesar de ela estar muito ansiosa para descobrir algo muito importante que mudará sua vida, ela conduz o artista para uma série de conexões por meio de um inusitado aparelho, equipado de uma assistente holográfica virtual. O cenário onde os personagens se encontram é um lugar extraordinário: o Parque Nacional do Pequi Centenário. A edição do livro conta com uma série de oito ilustrações.

 

3. Encontros Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável

Os Encontros Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável fizeram parte de uma série de encontros online que ocorreram na plataforma Zoom em 2022, como parte do projeto de educação e conscientização ambiental.

Assim, foram realizados cinco eventos online (Série de Encontros Online 2022) com inscrições gratuitas, conforme apresentado na Tabela 3.

 Tabela 3. Encontros Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável realizados em 2022.

1. Encontro Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável [Celular]

 

Data de realização: 24 de fevereiro de 2022, das 14h às 17h

 

Palestrantes e mediadores:

Prof. Dr. Getúlio Antero de Deus Júnior (Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiânia)

Prof. Dr. Ricardo Henrique Fonseca Alves (Instituto Federal de Goiás – Goiânia)

 

Vídeo da cerimônia de abertura

 

Programação do Encontro

encontr1

2. Encontro Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável [Literatura]

 

Data de realização: 31 de março de 2022, das 14h às 17h

 

Palestrantes e mediadores:

Prof. Dr. Getúlio Antero de Deus Júnior (Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiânia)

Pesquisadora Michelle Pereira Almeida Santos (projeto Educação Digital do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiânia)

Técnica em Assuntos Educacionais Me. Raimunda Delfino dos Santos Aguiar (Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiânia)

 

Vídeo da cerimônia de abertura

 

Programação do Encontro

encontro2

3. Encontro Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável [Arte Contemporânea]

 

Data de realização: 28 de abril de 2022, das 14h às 17h

 

Palestrantes e mediadores:

Prof. Dr. Cleomar Rocha (Faculdades de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiânia)

Prof. Dr. Emiliano Lôbo de Godoi (Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiânia)

Prof. Dr. Getúlio Antero de Deus Júnior (Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiânia)

 

Vídeo da cerimônia de abertura

 

Programação do Encontro

encontro3

4. Encontro Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável [Tecnologia e Ciência]

 

Data de realização: 26 de maio de 2022, das 14h às 17h

 

Palestrantes e mediadores:

Prof. Dr. Marcos Lemos Afonso (Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiânia)

Profa. Dra. Renata Mazaro e Costa (Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiânia)

Prof. Dr. Rodrigo Pinto Lemos (Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiânia)

 

Vídeo da cerimônia de abertura

 

Programação do Encontro

encontro4

5. Encontro Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável [Felicidade]

 

Data de realização: 30 de junho de 2022, das 14h às 17h

 

Palestrantes e mediadores:

Dr. Getúlio Antero de Deus Júnior (engenheiro e professor de engenharia elétrica e de engenharia da computação na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiânia)

Dr. Sávio Augusto Teixeira e Silva (médico psiquiatra, preceptor da residência de Psiquiatria no Hospital das Clínicas (HC-UFG) e Professor de Psiquiatria no HC-UFG)

Dr. Vitor Sousa Freitas (advogado e professor de direito na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiás)

 

Vídeo da cerimônia de abertura

 

Programação do Encontro

encontro5

 

Assim, no dia 24 de fevereiro de 2022, das 14h às 17h, foi realizado o Encontro Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável [Celular] (Série de Encontros Online 2022). O encontro contou com as inscrições de 98 (noventa e oito) pessoas.

No dia 30 de junho de 2022, das 14h às 17h, foi realizado o Encontro Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável [Literatura] (Série de Encontros Online 2022). O encontro contou com as inscrições de 86 (oitenta e seis) pessoas.

No dia 30 de junho de 2022, das 14h às 17h, foi realizado o Encontro Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável [Arte Contemporânea] (Série de Encontros Online 2022). O encontro contou com as inscrições de 58 (cinquenta e oito) pessoas.

No dia 30 de junho de 2022, das 14h às 17h, foi realizado o Encontro Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável [Tecnologia e Ciência] (Série de Encontros Online 2022). O encontro contou com as inscrições de 104 (cento e quatro) pessoas.

No dia 30 de junho de 2022, das 14h às 17h, foi realizado o Encontro Online de Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável [Felicidade] (Série de Encontros Online 2022). O encontro contou com as inscrições de 99 (noventa e nove) pessoas.

Efetivamente, um total de 180 (cento e oitenta) pessoas participou da Série de Encontros Online 2022. Os participantes que assinaram a lista de presença nos finais dos eventos receberam os certificados de participação, bem como os palestrantes, os mediadores e os membros das equipes de organização dos cinco eventos.

Portanto, foi confeccionado um total de 245 (duzentos e quarenta e cinco) certificados nas ações de educação e conscientização ambiental por meio da Série de Encontros Online 2022, o que demonstra a escalabilidade do projeto.

 

4. Exposição interativa: A pequena telefonista e as radiações não-ionizantes

A felicidade pode ser encontrada ao longo da caminhada pela vida, e não como um destino ou objetivo alcançado. O que fazer quando as radiações não-ionizantes (RNI) estão bem no meio do caminho?

A Exposição interativa: A pequena telefonista e as radiações não-ionizantes foi constituída de um conjunto de oito fotografias onde os visitantes podem encontrar respostas surpreendentes de como ser feliz por conviver de forma “racional” com as radiações não-ionizantes (RNI).

A exposição interativa está sendo realizada no período de 21 de junho de 2022 a 5 de agosto de 2022, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h, no Centro de Aulas das Engenharias da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela é parte integrante do Projeto de Extensão Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável.

As Figuras 1 e 2 apresentam, respectivamente, uma fotografia de abertura e uma fotografia de documentação da Exposição interativa: A pequena telefonista e as radiações não-ionizantes.

f1

Figura 1. Fotografia de abertura da Exposição interativa: A pequena telefonista e as radiações não-ionizantes.

 

f2

Figura 2. Documentação fotográfica da Exposição interativa: A pequena telefonista e as radiações não-ionizantes (EMC/UFG).

Se preferir, você poderá visitar sua versão online, conforme apresentado nas Figuras 3 a 10.

f3

Figura 3. Fotografia 1/8: Abertura.

 

f4

Figura 4. Fotografia 2/8: Código QR.

 

f5

Figura 5. Fotografia 3/8: Código QR.

 

f6

Figura 6. Fotografia 4/8: Código QR.

 

f7

Figura 7. Fotografia 5/8: Código QR.

 

f8

Figura 8. Fotografia 6/8: Código QR.

 

f9

Figura 9. Fotografia 7/8: Código QR.

 

f10

Figura 10. Fotografia 8/8: Código QR.

 

Assim, os diferenciais da exposição interativa podem ser alistados:

  1. A ampla divulgação do filme A troca (The Barter);
  2. A divulgação de quatro poemas elaborados por estudantes do Curso de Engenharia Elétrica, como fonte de sensibilização do público com respeito ao problema ambiental das radiações não ionizantes, emitidas por antenas de telecomunicações;
  3. A gravação dos poemas em formato de áudio dramatizado para compor a exposição interativa;
  4. A gravação de um áudio com uma mensagem de impacto “deixada” pela a pequena telefonista com uma reflexão sobre as radiações não-ionizantes e o uso consciente do celular;
  5. Divulgação do livro a pequena telefonista, como uma ação muito além do problema principal retratado na exposição interativa do referido projeto de educação e conscientização ambiental.

5. E-book: Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável

O e-book Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável está sendo organizado com o objetivo de documentar os conhecimentos gerados por meio de troca de saberes entre os palestrantes e os ouvintes da Série de Encontros Online 2022 que realizavam livremente suas manifestações por chat e/voz.

O e-book contêm cinco capítulos:

  1. Caminhos para uma Sociedade Sustentável: Celular;
  2. Caminhos para uma Sociedade Sustentável: Literatura;
  3. Caminhos para uma Sociedade Sustentável: Arte Contemporânea;
  4. Caminhos para uma Sociedade Sustentável: Tecnologia e Ciência;
  5. Caminhos para uma Sociedade Sustentável: Felicidade.

O e-book está em processo de editoração eletrônica, e encontra-se em fase adiantada para publicação no dia 30 de setembro de 2022. Enquanto isso, você pode apreciar o expediente do e-book.

Expediente do e-book Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável

Portanto, é importante ressaltar que o referido projeto de educação e conscientização ambiental destaca-se por harmonizar-se com temas transversais que dialogam de alguma forma não apenas com o quarto objetivo sustentável, mas com todos os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. De fato, isso pode ser comprovado por meio da metodologia de conexões de saberes utilizada no projeto devidamente documentada nas respectivas seções do e-book Conexões de Saberes na Engenharia: Caminhos para uma Sociedade Sustentável.

Referências

ACHOR, Shawn. Grande potencial: cinco estratégicas para você chegar mais longe desenvolvendo as pessoas a seu redor. São Paulo: Benvirá, 2018.

ACHOR, Shawn. O jeito Harvard de ser feliz: o curso mais concorrido da melhor universidade do mundo. São Paulo: Benvirá, 2012.

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Agência Nacional de Telecomunicações: Ato nº 458, de 24 de janeiro de 2019. Brasília: Anatel, 30 jan. 2019. Disponível em: <https://informacoes.anatel.gov.br/legislacao/atos-de-requisitos-tecnicos-de-gestao-do-espectro/2019/1237-ato-458>. Acesso em: 24 jan. 2022.

ANDRADE, Mário de. Pauliceia desvairada. Barueri: Novo Século Editora, 2018.

ANDRADE, Mário de. Amar, verbo intransitivo. Barueri: Novo Século Editora, 2018.

ANDRADE, Mário de. Macunaína. Barueri: Novo Século Editora, 2018.

ANDRADE, Mário de. Contos novos. Barueri: Novo Século Editora, 2018.

ASSIS, Hudson de Oliveira. A força crítica da reflexão kantiana e a possibilidade de sua utilização na crítica da arte contemporânea. Tese de Doutorado. 2016. 153f. Tese de Doutorado (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

BARRET, Terry. A crítica de arte: como entender o contemporâneo. Porto Alegre: AMGH, 2014.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

DE DUVE, Thierry. Kant depois de Duchamp. Revista do Mestrado em História da Arte EBA, Rio de Janeiro, v. 1, p. 125-155, 1998.

DEUS JÚNIOR, Getúlio Antero de. Portal Doctor Júnior: Filme: A Troca (The Barter). Disponível em: <https://doctorjunior.club/filme-a-troca-the-barter/>. Acessado em: 24 jan. 2022.

FILHO, Dirceu Zaleski. Arte e matemática em Mondrian. Dissertação de Mestrado. 2009. 169f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

FILHO, José Rodrigues de Faria; ASHLEY, Patricia Almeida; CORRÊA, Mônica Marella Corrêa (Org.). Educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: contribuições para o ensino de graduação. Niterói, Eduff, 2019.

Portal G1. Portal G1: Companhias aéreas dos EUA alertam para possível 'caos' se 5G não for limitado perto de aeroportos; entenda. Disponível em: < https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/01/18/companhias-aereas-dos-eua-alertam-para-possivel-caos-se-rede-5g-nao-for-limitada-perto-de-aeroportos-entenda.ghtml>. Acesso em: 24 jan. 2022.

GAWDAT, Mo. A fórmula da felicidade: como um Engenheiro da Google encontrou a equação do bem-estar e da alegria duradoura. Rio de Janeiro: LeYa, 2017.

KANDINSKY, Wassily. Point and line to plan: contribution to the analysis of the pictorial elements. Michigan: The Cranbrook Press, 1947.

KREPLAK, Yaël; TANGY, Lucie; TURGQUIER, Barbara. Introduction. Arte contemporain et sciences humanines : créatin, médiation, exposition. Tracés. Revue de Sciences humanines, Lyon, v. 11, pp. 21-28, 2011.

LINO, Alice de Carvalho. Kant e a crítica de arte. Tese de Doutorado. 2015. 166f. Tese de Doutorado (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humandas da Universidade de São Paulo, São Paulo.

MANTERO, Ana de Jesus Leitão de Barros. Um novo olhar sobre o visível: Wassily Kandinsky e Paul Klee. Tese de Doutorado. 2012. 432f. Tese de Doutorado (Doutorado em Filosofia Estética e Filosofia da Arte) - Programa de Pós-Graduação do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ministério da Educação: Conexões de Saberes. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/conexoes-de-saberes/dialogos-entre-a-universidade>. Acesso em: 24 jan. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ministério da Educação: Programa PET Conexões de Saberes. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17446-programa-pet-conexoes-de-saberes-novo>. Acesso em: 24 jan. 2022.

MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza (Org.). Sustentabilidade Social e Contemporânea. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019.

NASCIMENTO, Joziane Mendes do; MARTINS, Tainá Pellegrino; ALMEIDA, Josimar Ribeiro de. Environmental Education: the road to sustainability. SUSTINERE, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, pp. 1-16, 2014.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Guia sobre desenvolvimento sustentável: 17 objetivos para transformar o nosso mundo. Genebra: 2019.

SANTOS, Leonel Ribeiro dos Santos. A concepção kantiana da experiência estética: novidades, tensões e equilíbrios. Trans/Form/Ação, Marília, v. 33, n. 2, pp. 35-76, 2010.

SPAYD, Kimberly; REYNOLDS, Molly; LANSINGER, Christian. On the Use of Geometric Elements in the Works of Laszlo MoholyNagy and Piet Mondrian. Journal of Humanistic Mathematics, Marília, v. 9, n. 1, pp. 81-105, 2019.

STEGER, Simon; et al. Kandinsky’s fragile art: a multidisciplinar investigation of four early reverse glass paintings (1911–1914) by Wassily Kandinsky. Herit Sci, New York, v. 7, n. 27, pp. 1-17, 2019.

SEWAYBRICKER, Luciano Esposito. Felicidade: utopia, pluralidade e política. A delimitação da felicidade enquanto objeto para a ciência. Tese de Doutorado. 2017. 189f. Tese de Doutorado (Doutorado em Psicologia Social) - Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo.

TRIGO, Luciano. A grande feira: uma reação ao vale-tudo na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Record, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Universidade Federal de Goiás: Apresentação UFG. Disponível em: <https://www.ufg.br/p/26910-apresentacao-ufg>. Acesso em: 24 jan. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Universidade Federal de Goiás: Resolução CONSUNI nº 39/2020. Dispõe sobre o Regulamento das Ações de Extensão e Cultura na Universidade Federal de Goiás. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/694/o/ Resolucao_CONSUNI_2020_0039_%281%29.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Universidade Federal de Goiás: Inserção curricular da extensão na UFG. Disponível em: <https://proec.ufg.br/p/31211-insercao-curricular-da-extensao-na-ufg>. Acesso em: 24 jan. 2022.

WEINERSMITH, Kelly; WEINERSMITH, Zach. Logo, logo: dez novas tecnologias que vão melhorar e/ou arruinar tudo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.